Horário nobre

Durante uma de nossas reuniões, estudávamos a lição “Uma caricatura de pai”, e surgiu o comentário sobre quanto tempo da nossa vida é roubado pela televisão, e também pela internet. E é justamente o tempo que deveria ser dedicado a nossa família. Justamente o horário nobre.

A programação da TV é estudada há décadas, e sua grade é fruto de pesquisas de comportamento. Não é a toa que o horário nobre tem esse nome. Depois de trabalharem, estudarem, matarem seus leões, realizarem exaustivas tarefas, as pessoas chegam às suas casas e buscam descanso. E nada melhor para descansar que um sofá e uma televisão, ou um computador para checar as redes sociais, certo?

O horário noturno, compreendido das 20 às 24hs, é o de maior audiência do dia, tanto para a televisão quanto para a internet. Nele são transmitidos os jornais, as novelas e os jogos de futebol. Quase me esqueci. Tem também os seriados para todos gostos. Na internet, é o momento onde as redes sociais e os chats lotam.

Tenho lutado para dar aos meus filhos mais atenção do que ao computador ou ao JN. É um processo, quase uma desintoxicação, que começou faz pouco tempo e já apresenta resultados.

Descobri que as crianças só vão buscar a TV por falta de opção. Se você estiver com elas e se dispuser a fazer o que elas quiserem, verá quanto elas anseiam por brincadeiras com os pais.

Pense comigo: as notícias dos jornais são as mesmas em todos os canais, e também estão disponíveis na internet. Então, por que não trocar o seu horário, e deixar para se manter atualizado depois que as crianças estiverem dormindo?

Vou além. Será que você realmente precisa saber que descobriram outro escândalo envolvendo desvio de verbas públicas? O que aconteceu outra chacina em algum lugar da periferia? Não estou propondo a alienação como solução. Mas o excesso de informação vai te ajudar ou acrescentar algo de importante à sua vida?

O tempo é o recurso mais escasso e valioso que possuo. Por isso, decidi que vou passar meu horário nobre com aqueles que merecem minha total atenção e dedicação, brincando e transmitindo valores cristãos ao mesmo tempo, para que meus filhos cresçam e se lembrem das intermináveis viagens espaciais, das corridas de carrinhos e dos passeios carregando bonecas pelo corredor do apartamento, momentos alegres e saudáveis que ficarão para sempre na mente das crianças, como lembranças de valor inestimável.

Esta entrada foi publicada em Família e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Escreva um comentário